terça-feira, 4 de novembro de 2008

Transformações de Energia


Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas é o mesmo calor que move os carros e os ventos. A maior parte da tecnologia ao nosso redor parece ser movida a eletricidade. Mas não é verdade: ainda há muita coisa movida com energia térmica. Ao mesmo tempo, o homem simplificou (e também complicou!) muito sua vida com a invenção de máquinas desde as puramente mecânicas, como a alavanca ou a roldana, até as térmicas, passando, ainda mais tarde pelas elétricas e eletrônicas. Muitas vezes, em seu caminho de invenções, inspirou-se na natureza. O ciclo hidrológico, os ventos e as correntes marítimas, os vulcões e os tufões, são todos “movidos” a calor e podem ser considerados máquinas térmicas naturais, se entendemos máquinas como instrumentos de produzir ou transformar movimento a partir do fluxo de calor.Por trás de todas essas máquinas, naturais ou não, reinam a energia e a entropia. A energia, transformando-se continuamente, e a entropia, comandando as formas possíveis dessas transformações.
Transformações de Energia:
- Transformação de Energia atômica em energia térmica que vaporiza a água, o vapor passa numa turbina que está acoplada a um gerador que gera energia elétrica.
- Energia da ligação química entre as moléculas de glicose cuja quebra gera energia para que os músculos possam se movimentar.
- Energia de ligações químicas dos componentes da Gasolina (iso-octano e n-heptano), a quebra das ligações químicas entre o Carbono e Hidrogênio liberam energia térmica.
- Transformação da energia cinética da água em energia elétrica, a água passa por uma turbina que acoplada a um gerador o faz girar gerando energia elétrica.
- Mesmo caso para a energia eólica.
- Transformação de energia solar em energia elétrica através de células fotoeletrovoltaicas.
- Transformação de energia geotérmica em energia elétrica.
Quer mais informações? Acesse esse site, veja o vídeo e se informe mais do assunto: http://www.youtube.com/watch?v=3Hg0C_yFRfQ

Nenhum comentário: